Optimal road density in different timber transport scenarios
Summary: Para a realização do planejamento florestal adequado e preciso, é necessário utilização de ferramentas, como geoprocessamento, para gerar análises e contribuir com tomadas de decisões. Neste sentido, com a presente pesquisa, objetivou-se a definição dos pontos críticos para o transporte de madeira, juntamente com a densidade do cenário atual das vias, além de determinar a densidade ótima de estradas florestais em diferentes cenários de volume médio individual da floresta e combinações veiculares de carga propostos, em uma fazenda com plantio de Eucalyptus spp. Será feita uma análise da classificação e determinação de pontos críticos ao transporte de madeira, por cada tipo de combinação veicular de carga (bitrem, tritrem e hexatrem) associado a suas limitações quanto a declividade. Serão analisados tambem os custos atuais e os cenários economicamente ótimos de operação, obtendo-se os custos totais e por operação, densidade atual ótima e densidade de estradas analisando a restrição da capacidade de estocagem de madeira, para diferentes volumes médios individuais e os três tipos de combinações veiculares de carga. Com o uso das ferramentas propostas neste estudo, espera-se uma análise pormenorizada dos pontos críticos nas estradas para o transporte em função das combinações veiculares de carga. Além disso, a densidade ótima de estradas será uma eficiente ferramenta na redução dos custos operacionais, analisando a influência dos fatores volume médio individual e combinações veiculares de carga. Assim, serão propostas e recomendadas metodologias de baixo custo e de fácil aplicação para tomada de decisão.
Starting date: 29/11/2022
Deadline (months): 60
Participants:
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Name |
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Coordinator * | NILTON CESAR FIEDLER |
Researcher * | FLAVIO CIPRIANO DE ASSIS DO CARMO |
Researcher * | ANTONIO HENRIQUE CORDEIRO RAMALHO |
Student Master * | JOSÉ RENATO AZEDIAS CAMPOS |