SELEÇÃO DE FRAGMENTOS FLORESTAIS PARA A COLHEITA DE SEMENTES NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPEMIRIM E ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ

Nome: LEONARDO BERGANTINI PIMENTEL
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 09/12/2011
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GILSON FERNANDES DA SILVA Co-orientador
JOSÉ EDUARDO MACEDO PEZZOPANE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Examinador Interno
GILSON FERNANDES DA SILVA Coorientador
HENRIQUE MACHADO DIAS Examinador Externo
JOÃO BATISTA ESTEVES PELÚZIO Suplente Externo
JOSÉ EDUARDO MACEDO PEZZOPANE Orientador

Páginas

Resumo: PIMENTEL, Leonardo Bergantini. Seleção de fragmentos florestais para a colheita de sementes na bacia hidrográfica do rio Itapemirim e entorno do Parque Nacional do Caparaó. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) Universidade Federal do Espírito Santo, Alegre ES. Orientador: Prof. José Eduardo Macedo Pezzopane. Coorientadores: Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos e Prof. Dr. Gilson Fernandes da Silva.

Fragmentos florestais são áreas de vegetação natural interrompidas por barreiras antrópicas ou naturais, capazes de diminuir, significativamente, o fluxo de animais, pólen ou sementes. A borda, o tipo de vizinhança, o grau de isolamento e o tamanho efetivo dos fragmentos florestais são os principais fatores que devem ser considerados, para caracterizar as alterações dos processos biológicos de determinado ecossistema. Os dados mais atuais indicam que restam somente cerca de 11% da vegetação original da Mata Atlântica, distribuída em fragmentos florestais de tamanho reduzido, biologicamente empobrecidos e cuja restauração poderia levar centenas de anos. Diante deste cenário, a restauração de áreas indevidamente desflorestadas torna-se fundamental e urgente, e a produção de sementes florestais necessária para atender projetos. Este estudo teve como objetivo principal elencar fragmentos florestais na bacia hidrográfica do rio Itapemirim (sul do Espírito Santo) e entorno do Parque Nacional do Caparaó, estratificados em sítios edafo-climáticos, com maior grau de conservação e mais indicados para a colheita de sementes, por meio do Método Analítico Hierárquico (AHP), usando como variáveis as métricas da ecologia da paisagem. No total, foram identificados 1.620 fragmentos florestais com área superior a 10 ha, que juntos somam área de 1017,3 km² e representam 13,6% da cobertura florestal original. A delimitação resultou em quatro sítios edafo-climáticos, em que a temperatura média anual varia de 19,7 a 24,8 °C. A análise hierárquica identificou 61 fragmentos como de alto potencial, cujo tamanho médio foi de 245,4 ha. A metodologia empregada neste estudo tem potencial para ser usada como suporte de tomada de decisão no momento da seleção de fragmentos para a colheita de sementes, visto que seleciona fragmentos em diferente ambientes e que seus atributos espaciais sugerem maior grau de conservação.

Palavras-chave: Fragmentação florestal, ecologia da paisagem, colheita de sementes florestais, Método Analítico Hierárquico.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910