MODELAGEM DO PROBLEMA DE ROTEAMENTO NO PLANEJAMENTO DO INVENTÁRIO FLORESTAL
Nome: ANTONIO ALMEIDA DE BARROS JUNIOR
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 11/09/2017
Orientador:
Nome | Papel |
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GILSON FERNANDES DA SILVA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ADRIANO RIBEIRO DE MENDONÇA | Examinador Interno |
CARLOS PEDRO BOECHAT SOARES | Examinador Externo |
GERALDO REGIS MAURI | Coorientador |
GILSON FERNANDES DA SILVA | Orientador |
HELIO GARCIA LEITE | Examinador Externo |
Resumo: Dentre as diversas atividades ligadas à produção da madeira, a atividade de inventário florestal se destaca por promover a coleta de dados para análise e tomada de decisão. Em empreendimentos florestais com grandes áreas de plantio, o número de parcelas instaladas torna-se muito grande, fazendo com que seja necessário um prévio planejamento e programação das atividades de inventário. O planejamento consiste em definir quais parcelas serão inventariadas em qual período do tempo. Neste contexto, esta tese apresenta uma nova abordagem para representar e obter soluções para o Problema de Roteamento de Veículos no planejamento de inventários florestais (PRV-IF). Para tal, foi proposto um modelo adaptado do Problema de Roteamento Periódico de Veículos com Janela de Tempo (PRPVJT) para o problema. Os métodos de solução utilizados foram o método exato brach-and-cut por meio do solver CPLEX e as meta-heurísticas Iterated Local Search (ILS) e Simulated Annealing (SA). Com a finalidade de analisar o desempenho dos métodos, foram criadas instâncias para o PRV-IF de diferentes tamanhos. Os resultados obtidos demonstram que os métodos foram satisfatórios na solução do problema, especialmente nas maiores instâncias. A meta-heurística Simulated Annealing obteve os melhores resultados quando comparada com os demais métodos.
Palavras-chave: Inventário florestal, Modelo de roteamento periódico de veículos com janela de tempo, Programação Linear.