Otimização integrada da alocação de pátios de estocagem e o traçado de estradas florestais para a exploração de impacto reduzido
Resumo: Há uma grande diversidade de árvores de valor comercial na floresta amazônica, o que leva a uma intensa atividade de extração. Neste aspecto, a exploração de impacto reduzido (EIR) desempenha um importante papel oferecendo suporte a um modelo sustentável de exploração de florestas nativas. A alocação de pátios de estocagem e a abertura de estradas estão entre as atividades que podem contribuir com a redução dos impactos ambientais e dos custos. O planejamento destas duas atividades pode ser otimizado, reduzindo, por exemplo, o excesso de áreas abertas, seja para o uso de pátio ou estrada. A otimização destas atividades pode também promover a redução de custos, pela minimização das distâncias que devem ser percorridas do ponto de extração até o pátio ou do pátio até a estrada. Este projeto de tese propõe avaliar diferentes métodos de solução empregados na literatura para otimizar o plano de manejo em relação à alocação de pátios de estocagem e a determinação do traçado das estradas secundárias para acesso aos pátios, de forma integrada. Os métodos analisados serão: Programação Linear Inteira, Heurística Gulosa, as meta-heurísticas GRASP, Simulated Annealing (SA) e Variable Neighborhood Search (VNS). Os diferentes métodos serão aplicados e comparados, o que permitirá uma discussão acerca de seus resultados. Uma heurística de dois estágios será construída, em que, espera-se integrar os dois problemas de decisão, obtendo bons resultados.
Data de início: 02/04/2018
Prazo (meses): 48
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Aluno Doutorado | MARCELO OTONE AGUIAR |
Vice-Coordenador | GILSON FERNANDES DA SILVA |