Dissertação do PPGCFL é destaque no Jornal da CAPES

O egresso do curso de mestrado do nosso PPGCFL/UFES, Álison Moreira da Silva, desenvolveu cápsulas de biocarvão veiculadoras de sementes que foi notícia no Jornal CAPES e em suas redes sociais. Segundo Álison, o biocarvão é o carvão vegetal adaptado para o uso no solo e encontra-se, geralmente, em pó. A cápsula foi uma solução pensada para dar mais peso à semeadura. “A cápsula é pesada o bastante para ser muito mais difícil de ser levada pelo vento do que o pó, mas suficientemente leve para ser lançada ou transportada em área de transportada de difícil acesso, como o topo de morros”.

Processo Seletivo 2021/2

Estão abertas até o dia 30 de junho de 2021, as inscrições para o processo seletivo ao Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais da UFES na qualidade de Mestrado Acadêmico em Ciências Florestais, para matrícula no segundo semestre de 2021.

Os dados sobre os requisitos necessários, data de inscrição, formas de seleção e vagas estão nos editais disponíveis no link Processo Seletivo nesta Página da Web.

Ao todo serão oferecidas 10 vagas distribuídas em 3 áreas de atuação.

Oferta disciplinas 2021/1

Está disponível no site [Discentes > Calendário Acadêmico] a lista de oferta de disciplinas para o período letivo 2021/1 do PPGCFL, com datas e horários de cada disciplina, e seu respectivo docente e contato. Fiquem atentos aos prazos de matrícula.

Solicitações de matricula para aluno especial [externos]

Estarão abertas entre os dias 08 e 09 de abril de 2021, o período de solicitação de matrícula como aluno (a) especial [externos (as)] para o semestre letivo 2021/1. Os (as) interessados (as), devem acessar o tópico "Discentes", na aba esquerda desta página, e preencher o formulário de solicitação de matrícula como aluno especial. Fiquem atentos aos prazos.

Atualização: 04/03/2021

Workshop de Logística Florestal

Será realizado nos dias 02 e 03 de dezembro de 2020, de forma virtual, o Workshop de Logística Florestal.

O evento será online e gratuito, sendo uma co-realização do Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais da UFES com a Universidade Estadual do Centro-Oeste / UNICENTRO.

A programação completa e o link de transmissão estão no anexo abaixo.

Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) em Jerônimo Monteiro

Durante está semana foi instalado no Departamento de Ciências Florestais e da Madeira (DCFM) o Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV). Uma aquisição envolvendo o CCENS e o CCAE da UFES, que tem por objetivo atender as demandas de ambos os centros, assim como dos parceiros externos.

Funcionamento Remoto da Secretaria do PPGCFL por conta da COVID 19

Conforme Resoluções que regulamentam a reorganização das atividades acadêmicas, administrativas e eventos no âmbito da UFES a partir de 06/04/2020, como medida de prevenção ao COVID-19 e Portarias Normativas da PRPPG que estabelecem diretrizes básicas para a realização de defesas de Dissertação ou Tese por meio de videoconferência ou outro suporte eletrônico a distância equivalente, nos cursos de pós-graduação stricto sensu no âmbito desta Universidade.

Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial – EARTE

No dia 18 de agosto de 2020 foi aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão a Resolução n° 29/2020 que adota providências para o Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial – Earte da Pós-Graduação em tempos de pandemia.

Nesse sentido, disponibilizamos a Resolução nesta página que estabelece as normas para a pós-graduação bem como um arquivo FAQ (principais dúvidas) sobre a Resolução e suas normativas.

Estamos à disposição para dúvidas aos discentes e docentes do nosso PPGCFL.

Novo Regimento Interno PPGCFL

Após ampla discussão na comunidade acadêmica, foi aprovado no colegiado acadêmico do PPGCFL e no Conselho Departamental do CCAE, o novo regimento interno do PPGCFL (Resolução 019/2019 CCAE/UFES) para validade aos discentes que ingressarem no Programa em 2020.

Calendário Acadêmico 2020

Atenção comunidade acadêmica:

Já esta disponível o Calendário Acadêmico do PPGCFL 2020.

Fiquem antentos aos recessos e datas regimentalmente obrigatórias.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.