O Professor Gilson Fernandes da Silva foi condecorado com a medalha "Walter Bitterlich" durante o VII Encontro Brasileiro de Mensuração Florestal. A premiação se dá pelas relevevantes contribuições dos pesquisadores brasileiros a área de Mensuração e Manejo Florestal. Durante o evento, o pesquisador ainda participou da mesa redonda com o tema "O Futuro da Mensuração Florestal: Estratégias para Engajar Novos Estudantes e Prepará-los para o Mercado de trabalho".
Nos dias 13 e 14 de agosto de 2025, Vitória sediou o I Fórum de Qualidade da Madeira, realizado no auditório da Findes. O evento foi promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Qualidade da Madeira (NUQMAD/UFES), pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e pelo CCAE/UFES, em correalização com o IPEF e apoio da Findes e da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia da Madeira.
O Prof. Djeison Cesar Batista, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais da UFES, participou de uma banca de qualificação de doutorado da Universidade de Primorska (https://www.famnit.upr.si/sl/), Eslovênia.
O colóquio Wood Research in Changing Times foi realizado nos dias 30 e 31 de maio de 2025 na Universidade Georg-August, em Göttingen, Alemanha. Na ocasião, o professor Djeison Cesar Batista, do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira, apresentou a palestra Destaques da Ciência da Madeira e da Indústria da Madeira no Brasil para um público formado por pesquisadores e profissionais do mercado mundial.
O evento científico também teve palestrantes da China, Índia, Vietnã, Indonésia, México, Grécia e Alemanha.
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGCFL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no uso de suas atribuições regimentais, torna pública as normas do processo seletivo interno para o preenchimento de 01 vaga de DOUTORADO SANDUICHE no exterior, com bolsa CAPES/PDSE, e formação de cadastro de reserva, com suplência.
O V Simpósio de Ciências Florestais do Espírito Santo (V SCIFLOR-ES) – MERCADO DE CARBONO: OS BENEFÍCIOS PARA O SETOR FLORESTAL se destaca como um evento de relevância estadual e nacional, sendo sediado no Departamento de Ciências Florestais e da Madeira do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da Universidade Federal do Espírito Santo, localizado na cidade de Jerônimo Monteiro, ES. O simpósio irá ocorrer entre os dias 14 e 16 de outubro de 2025.
Após 10 anos de muito esforço acadêmico-científico, temos a satisfação de comunicar que o Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais (PPGCFL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), atingiu conceito 5 na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), referente ao período 2017-2020.
Docentes e Discentes do PPGCFL/UFES têm transmitido para a sociedade, publicações de Divulgação Científica no intuito de promover suas linhas de pesquisas de mestrado e doutorado desenvolvidas na instituição, em parceria com colaborados no país.
A revista Campo & Negócios On Line acaba de publicar um artigo sobre a variabilidade da densidade de madeira em eucaliptos. A reportagem pode ser acessada Aqui.