PPGCFL tem salto de qualidade na pós-graduação em avaliação da Capes

Após 10 anos de muito esforço acadêmico-científico, temos a satisfação de comunicar que o Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais (PPGCFL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), atingiu conceito 5 na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), referente ao período 2017-2020.

Para fins de avaliação, a CAPES considerou três grandes dimensões relacionadas a Estrutura, Formação de Recursos Humanos e Impacto Social do Programa. Cada dimensão possui vários indicadores que refletem a qualidade do Programa em diferentes aspectos, como a produção intelectual dos docentes, discentes e egressos, a qualidade das disciplinas e sua matriz curricular, as áreas de concentração, projetos e linhas de pesquisa, internacionalização, atuação dos egressos, inovações e premiações, entre outros.

Essa é uma importante conquista para a UFES e todo Estado do Espírito Santo, resultado do esforço conjunto de toda a comunidade acadêmica, pois essa é a principal e mais importante avaliação do país no âmbito da Pós-graduação e reflete o ensino de excelência que buscamos proporcionar aqui no nosso Programa, através do desenvolvimento e o aperfeiçoamento contínuo.

A avaliação da CAPES envolve uma incerteza durante cada ciclo avaliativo, por isso estamos constantemente avaliando indicadores, metas e nos autoavaliando, monitorando e acompanhando as tendências da Área e buscando melhorar todos os aspectos relativo às Ciências Florestais. Esse resultado, esperado a 10 anos, também nos desafia e nos motiva a seguir buscando o conceito 6 do PPGCFL junto à CAPES.

Henrique Machado Dias

Coordenador do PPGCFL/UFES

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.