Modelagem Fuzzy para Seleção de Fragmentos Florestais para Seleção de Sementes Florestais

Resumo: O Bioma Mata Atlântica constitui num dos mais ricos do planeta. Entretanto, no Brasil ele encontra-se ameaçado, devido super exploração, desde o período do Brasil colônia até a atualidade; fato este, que interfere na dinâmica ecológica em escala local e regional (CARNEIRO et al., 2013). O estudo da dinâmica possibilita avaliar as mudanças estruturais da vegetação, necessárias para a aplicação do manejo florestal seja em florestas naturais e ou plantadas (FERNANDES, 2008).
No processo da dinâmica da vegetação, a regeneração florestal é a forma natural de renovação de uma floresta. Todas as espécies arbóreas possuem mecanismos que permitem sua perpetuação no sistema natural. Assim, uma espécie ao se estabelecer, promove uma alteração no ambiente, o que beneficia o ingresso de outra comunidade no processo sucessional, enriquecendo a biodiversidade e a complexidade do ecossistema (RODRIGUES et al.,2009).
De maneira geral, por ser um ecossistema complexo, a floresta tropical sempre é um desafio para a ciência florestal. O conhecimento desse recurso é uma necessidade, visto que, a cada momento, intervenções sucessivas acontecem, sem a mínima preocupação com a conservação desse recurso natural (MARANGON et al., 2008). Compreender as relações espaciais entre fragmentos, as interações e as mudanças estruturais de um ecossistema, são os objetos de estudo da Ecologia da Paisagem.
Na elaboração de estudos sobre fragmentos florestais e em especial a coleta de sementes, podem ser utilizados índices métricos da paisagem como tamanho, densidade, forma, borda, área central e proximidade (DUCATTI et al., 2011; CEMIN et al., 2005; SILVA, 2012). De forma que, com o auxílio do Sistema de Informações Geográficas (SIG), por meio de uma modelagem Fuzzy pode-se simular por meio do uso de possibilidades, as incertezas e transições comuns no mapeamento, mais próximas do pensamento humano.
Com o intuito de somar esforços à proteção e o manejo consciente das florestas da Mata Atlântica e também de outros biomas tropicais, surge a necessidade de novos estudos relacionados com a ecologia da paisagem florestal. No entanto, existe um desconhecimento sobre o assunto em nível local, tendo esse estudo o objetivo de avaliar a dinâmica da fragmentação florestal e selecionar os fragmentos florestais potenciais com maior grau de conservação para a colheita de sementes mediante a utilização da lógica fuzzy na bacia hidrográfica do rio Itapemirim, ES.

Data de início: 05/03/2013
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado TELMA MACHADO DE OLIVEIRA PELUZIO
Coordenador ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS
Vice-Coordenador SUSTANIS HORN KUNZ
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910