Modelagem hidrológica em microbacia hidrográfica no Espírito Santo: avaliação do TOPMODEL

Resumo: O estudo de bacias hidrográficas possibilita a integração dos fatores que condicionam a qualidade e a quantidade dos recursos hídricos, com os seus reais condicionantes físicos e antrópicos. A determinação das disponibilidades dos recursos hídricos, em uma bacia hidrográfica, apresenta uma grande complexidade em função das interações existentes entre os diferentes fatores condicionantes do ciclo hidrológico, notadamente, os fatores físicos. A compreensão dos mecanismos hidrológicos envolvidos entre os diferentes fatores pode possibilitar condições suficientes para a avaliação da dinâmica desses recursos.
A modelagem matemática constitui uma importante ferramenta para o gerenciamento dos recursos hídricos e o estudo geográfico de bacias hidrográficas, possuindo vantagens sobre os outros tipos de modelos, dada a sua facilidade de implementação, baixo custo, rápida visualização dos resultados e a simulação de experimentos inviáveis na pratica. O desempenho dos diversos modelos hidrológicos depende da seleção criteriosa da estrutura do modelo e dos parâmetros adotados na modelagem, respeitada a finalidade e adequada representação dos processos componentes do ciclo hidrológico e das características físicas da bacia em estudo.
Um destes modelos matemáticos é o modelo semi-distribuído de transformação de chuva em vazão TOPMODEL. Este modelo utiliza relações físicas para representar os processos hidrológicos através do índice topográfico, que representa o potencial que uma célula tem de atingir a saturação, este índice leva em consideração a influência da topografia da bacia e considera o escoamento sobre superfícies contribuintes. Devido à livre disponibilização do TOPMODEL, desde a sua criação em 1979 ele vem sendo utilizado e alterado.
A proposta desse projeto de pesquisa tem como objetivo simular o comportamento hidrológico das vazões de eventos da microbacia hidrográfica do Córrego Jaqueira, Alegre/ES, tendo como resultados esperados a aplicabilidade do modelo hidrológico para as condições edafoclimáticas do Espírito Santo, além de sua expansão a diversas outra bacias hidrográficas do estado, sendo uma importante ferramenta de auxílio à gestão dos recursos hídricos.

Data de início: 01/08/2011
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado MAYCON PATRICIO DE HOLLANDA
Coordenador ROBERTO AVELINO CECÍLIO
Pesquisador GIOVANNI DE OLIVEIRA GARCIA
Pesquisador SIDNEY SARA ZANETTI
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910