Estudo da temperatura de superfícies vegetais com base em imagens termais

Resumo: Nos últimos anos, observa-se aumento na demanda por pesquisas que abordem o impacto do estresse abiótico, notadamente térmico e/ou hídrico, em espécies florestais de interesse comercial. Isso acontece, basicamente, em função do avanço das fronteiras dos plantios para regiões com regimes térmicos e hídricos adversos, bem como pela intensificação das mudanças climáticas.
Diante do exposto, a equipe do Laboratório de Meteorologia e Ecofisiologia Florestal da UFES (LMEF/UFES) tem conduzido uma série de estudos buscando o entendimento do impacto de condições meteorológicas adversas no sistema solo-planta-atmosfera.
Nos últimos anos, os trabalhos desenvolvidos no Laboratório passaram a abordar o uso da termometria infravermelha na detecção de estresses hídrico e/ou térmico. Para isso, foram adquiridos diversos sensores térmicos com recurso financeiro de projetos de pesquisa, destacando duas câmeras termográficas de alta resolução, uma câmera termográfica de alta resolução para uso em drones, duas câmeras de média resolução para uso em celulares e sensores pontuais para uso em dataloggers. Apesar do uso intenso desses equipamentos nos experimentos do LMEF, ainda há muito a avançar nas coletas de dados e detalhamento metodológicos e, nesse sentido, a envolvimento com grupos de pesquisas que aplicam técnicas de radiação termal em estudos no sistema solo-planta-atmosfera é de grande valia. O objetivo principal é desenvolver um estudo que abordará o uso da termometria infravermelha na caracterização de estresse hídrico e/ou térmico em plantas na região de Andaluzia, Espanha e no Estado do Espírito Santo.

Data de início: 15/03/2022
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador JOSÉ EDUARDO MACEDO PEZZOPANE
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910