CARACTERIZAÇÃO DA MADEIRA DA METADE SUPERIOR DO TRONCO DE ÁRVORES DE Eucalyptus grandis X Eucalyptus urophylla DE TREZE ANOS PARA PRODUÇÃO DE CELULOSE

Nome: ANA CAROLINA BÔA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/02/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GRAZIELA BAPTISTA VIDAURRE Co-orientador
MARINA DONARIA CHAVES ARANTES Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GRAZIELA BAPTISTA VIDAURRE Coorientador
JOSÉ TARCÍSIO DA SILVA OLIVEIRA Orientador
MARINA DONARIA CHAVES ARANTES Examinador Interno
MARIO TOMAZELLO FILHO Examinador Externo

Resumo: BOA, Ana Carolina. Caracterização da madeira da metade superior do tronco de árvores de Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla de 13 anos para produção de celulose. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) Universidade Federal do Espírito Santo, Jerônimo Monteiro, ES. Orientador: Prof. Dr. José Tarcísio da Silva Oliveira. Coorientadora: Profa. Dra. Graziela Baptista Vidaurre.

A madeira de eucalipto representa uma importante fonte de matéria-prima para o setor florestal, e diversos estudos vêm sendo realizados com o objetivo de agregar-lhe maior qualidade. O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar se a madeira da parte superior do tronco de árvores com 13 anos do híbrido Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla atendia as condições de qualidade exigidas para a produção de polpa celulósica. Foram avaliadas as propriedades da madeira de quatro árvores de cada um dos nove clones estudados. Dois dos clones foram procedentes de plantios comerciais com cinco anos, localizados em Aracruz no estado do Espírito Santo, destinados a produção exclusiva de celulose. Os sete demais clones foram originados de um plantio com 13 anos, localizado em Alcobaça no estado da Bahia, destinados à produção conjunta de madeira serrada e celulose. Os resultados das caracterizações anatômica, química e densidades básica e aparente da madeira foram comparados, e por meio dos resultados verificou-se diferença entre a madeira das árvores com cinco anos e a da parte superior do tronco das árvores com 13 anos. O uso de técnicas de análise multivariada permitiu identificar que entre os clones de mesma idade não existe variabilidade das propriedades da madeira que os distribuam em grupos distintos, sendo possível inferir que existem divergências entre a madeira de árvores de diferentes idades, mas não de mesma idade. Quandoavaliadas às propriedades da madeira das árvores de cinco anos e da parte superior do tronco das árvores de 13 anos, observou-se que a parte superior do tronco proporcionou maior disponibilidade de matéria-prima, em função do maior volume de madeira e da densidade básica, além de fibras com paredes mais espessas e menores teores de lignina.

Palavras-chave: Madeira qualidade, eucalipto, celulose,análise multivariada,propriedades da madeira.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910