Caracterização Tecnológica das Madeiras de Duas Espécies de Mogno Africano (Khaya ivorensis A. Chev. E Khaya senegalensis (Desr.) A. Juss)

Nome: TÂMARA SUELY FILGUEIRA AMORIM
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 20/02/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GRAZIELA BAPTISTA VIDAURRE Co-orientador
JUAREZ BENIGNO PAES Co-orientador
MARINA DONARIA CHAVES ARANTES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JOSÉ TARCÍSIO DA SILVA OLIVEIRA Examinador Interno
JUAREZ BENIGNO PAES Coorientador
MARINA DONARIA CHAVES ARANTES Orientador

Resumo: FRANÇA, Tâmara Suely Filgueira Amorim. Caracterização tecnológica das madeiras de duas espécies de mogno africano (Khaya ivorensisA. Chev. e Khaya senegalensis(Desr.) A. Juss.). 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) Universidade Federal do Espírito Santo, Jerônimo Monteiro, ES. Orientadora: Profª. Drª. MarinaDonária Chaves Arantes. Coorientadores: Prof. Dr. Juarez Benigno Paes e Profª. Drª. Graziela Baptista Vidaurre.

O objetivo deste trabalho foi determinar as propriedades tecnológicas da madeira de Khaya ivorensis e Khayasenegalensis (mogno africano) de árvores com 19 anos de idade, proveniente da Reserva Natural Vale, Espírito Santo. A caracterização das madeiras de mogno africano foi realizada mediante a descrição anatômica, determinação das propriedades físicas e mecânicas, análise do teor de extrativos, avaliação da resistência natural da madeira na direção medula-casca, a organismos xilófagos (fungos de podridão branca, parda, mole, cupins de madeira seca e cupins de solo) em condições de laboratório. Para a descrição anatômica, houve diferença entre as espécies. A madeira de Khaya ivorensis foi classificada como uma madeira de baixa massa específica, enquanto a madeira de Khaya senegalensisfoi classificada de madeira média massa específica. Ambas as espécies possuem estabilidade dimensional média. A madeira de Khaya senegalensis foi mais resistente mecanicamente em todos os ensaios realizados. A madeira de Khaya senegalensis obteve maiores valores médios de teor de extrativos nas três solubilidades analisadas. A madeira de Khaya ivorensis foi mais resistente ao ataque do fungo de podridão branca e a Khaya senegalensis foi mais resistente ao ataque dos fungos de podridão parda e mole e a cupins de madeira seca e de solo.

Palavras-chave: Mogno africano. Anatomia. Propriedades mecânicas. Biodeterioração.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910