APLICAÇÃO DE META-HEURÍSTICAS NO ESCALONAMENTO DE MOTORISTAS PARA O TRANSPORTE DE MADEIRA

Nome: MARCOS FÁVERO COSTA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 01/03/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
NILTON CESAR FIEDLER Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EDUARDO DA SILVA LOPES Examinador Externo
ELIZABETH NEIRE DA SILVA OLIVEIRA DE PAULA Examinador Interno
GERALDO REGIS MAURI Coorientador
NILTON CESAR FIEDLER Orientador
ROBERTO AVELINO CECÍLIO Suplente Interno

Resumo: COSTA, Marcos Fávero. Aplicação de meta-heurísticas no escalonamento de motoristas para o transporte de madeira. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) Universidade Federal do Espírito Santo, Alegre-ES. Orientador: Prof. Dr. Nilton Cesar Fiedler. Coorientador: Prof. Dr. Geraldo Regis Mauri.

O transporte de cargas do setor florestal brasileiro é realizado em sua maior parte pelo modal rodoviário. Sua complexidade exibe a importância de diagnosticar o desenvolvimento da atividade para que se possa, por meio da pesquisa operacional, empregar de forma mais eficiente seus recursos disponíveis sem que haja perda de produtividade. Atualmente, o problema de escalonamento de motoristas é considerado um dos principais entraves à otimização em empresas de transporte, pois apresenta uma grande quantidade de restrições físicas e técnicas. Esta pesquisa teve como objetivo solucionar um problema real de escalonamento de motoristas no transporte de madeira de uma empresa florestal por meio de cinco meta-heurísticas (Algoritmo Genético AG, Algoritmo Memético AM, Clustering Search CS, Greedy Randomized Adaptive Search GRASP e Simulated Annealing SA), comparar os métodos entre si e entre a situação corrente na empresa, e propor uma nova escala de serviços. Para validação da abordagem proposta, foi utilizada uma entrada de dados gerada a partir da pesquisa qualitativa e de estudos de tempos e movimentos. Os resultados indicam que todos os métodos foram eficientes para resolver o problema sobressaindo-se o CS como melhor, seguido do SA, GRASP, AM e AG. O CS conseguiu atender aos objetivos com uma redução em 1/3 do quadro de 150 motoristas além de eliminar médias diárias de horas extras e excedentes que eram de 01h03min e 00h51min, respectivamente.

Palavras-chave: transporte florestal, meta-heurísticas, escalonamento de motoristas, logística de transporte, produção florestal.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910