ANATOMIA E DENSIDADE DO LENHO DE CLONES DE Eucalyptus urophylla x Eucalyptus grandis, COM VARIAÇÃO DE ALTITUDE E DE TOPOGRAFIA, NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Nome: RENATA MAURI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 05/03/2010

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADERBAL GOMES DA SILVA Examinador Interno
ANTÔNIO MARCOS ROSADO Examinador Externo
JOSÉ TARCÍSIO DA SILVA OLIVEIRA Orientador
JUAREZ BENIGNO PAES Examinador Externo
MARIO TOMAZELLO FILHO Examinador Externo

Resumo: MAURI, Renata. Anatomia e densidade do lenho de clones de Eucalyptus urophylla x E. grandis, com variação de altitude e de topografia, no Estado de Minas Gerais. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) Universidade Federal do Espírito Santo, Alegre. Orientador: Prof. D.Sc. José Tarcísio da Silva Oliveira.

Este trabalho teve como objetivo a caracterização da estrutura anatômica da madeira de dois clones de Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla, com aproximadamente seis anos de idade que cresceram em duas regiões do Estado de Minas Gerais, com cada região apresentando duas combinações topográficas, sendo uma plana outra inclinada. Avaliou-se o comportamento dos clones, no sentido radial (variação medula-casca) e nas distintas condições de crescimento. Na caracterização da madeira determinou-se a densidade básica e anidra, as propriedades anatômicas e a morfologia das fibras. Os resultados permitem observar que todos os parâmetros avaliados sofreram variações entre as condições de plantio, entre clones e ainda variações no sentido radial. Os resultados possibilitam a detalhada caracterização do comportamento dos clones entre topografias e regiões, a saber: (i) podem ser observadas variações quantitativas da densidade, dos elementos anatômicos e morfologia das fibras da madeira entre topografias, regiões e clones; (ii) a variação radial da densidade e dos elementos anatômicos da madeira seguiu comportamento esperado para a espécie, onde alguns parâmetros aumentam e outros diminuem no sentido medula-casca; (iii) quanto ao padrão de variação radial da densidade e dos parâmetros quantitativos dos elementos anatômicos da madeira, não são verificadas diferenças significativas entre topografias, regiões e clones. Estes resultados permitem entender o comportamento anatômico e físico da espécie às diversas condições de crescimento, fornecendo assim subsídios para as empresas do setor de celulose no que diz respeito à consolidação de material genético e seu comportamento em diferentes condições de crescimento para atender suas demandas de qualidade de madeira.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910