FISIOLOGIA DE SEMENTES E METABOLISMO ANTIOXIDATIVO NA EMERGÊNCIA DE Lecythispisonis CAMBESS.: INFERÊNCIAS SOBRE TEMPERATURA ÓTIMA E APTIDÃO CLIMÁTICA PARA A SEMEADURA

Nome: THUANNY LINS MONTEIRO ROSA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 24/02/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
RODRIGO SOBREIRA ALEXANDRE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADÉSIO FERREIRA Examinador Externo
ALLAN ROCHA DE FREITAS Examinador Externo
KHÉTRIN SILVA MACIEL Examinador Externo
LIANA HILDA GOLIN MENGARDA Examinador Externo
RODRIGO SOBREIRA ALEXANDRE Orientador

Resumo: As mudanças climáticas registradas nas últimas décadas desencadearam uma severa perda de biodiversidade. As temperaturas altas induzem alto esforço reprodutivo das árvores que não é traduzido em alta produção de sementes viáveis. A temperatura é um dos fatores climáticos mais importantes à germinação e emergência de plântulas e desta forma identificar a adequada é um fator preponderante para a qualidade fisiológica da semente e mudas. A espécie L. pisonis é uma promissora árvore, com relevância econômica e ecológica, cuja propagação em ambiente controlado ainda não está estabelecida. Neste contexto, objetivou-se encontrar a temperatura ótima para a emergência, analisar o efeito de diferentes temperaturas na bioquímica e enzimas antioxidantes das sementes e a aptidão climática para a semeadura de L. pisonis. Para isto, as sementes desta espécie foram submetidas a 10 temperaturas diferentes em câmaras de germinação. Analisou-se a germinação, vigor e fenotipagem das mudas, bioquímica, enzimas do estresse oxidativo, peróxido de hidrogênio e malonodialdeído em sementes recém-colhidas e com 10 e 20 dias do processo germinativo. A temperatura ótima para a emergência de plântulas de L. pisonis é 30-35 °C e as letais são 20 e 20-25 °C. A quantidade de peróxido de hidrogênio aos 10 dias é reduzida juntamente com o aumento da atividade das enzimas catalase e ascorbato peroxidase na temperatura de 30-35 °C. A maior quantidade de lipídios encontrada nas sementes de L. pisonis aos 10 dias é à 30-35 °C, no qual promove mudas com maior qualidade. A temperatura ótima encontrada no trabalho é confirmada com a faixa de temperatura dos locais de ocorrência da L. pisonis. É recomendada a semeadura da sapucaia de acordo com as temperaturas máximas e mínimas durante os meses de agosto a dezembro na Floresta Atlântica (Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte) e na região amazônica (Maranhão, Tocantins, Amapá, Pará, Amazonas, Roraima e Acre).

Palavras-chave: sapucaia, temperaturas, enzimas do estresse oxidativo, espécie reativa de oxigênio, emergência de plântulas.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910