MODELO DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS APLICADO AO PLANEJAMENTO DA COLHEITA FLORESTAL

Nome: JULYANA CRISTINA CANDIDO VIANA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/07/2017
Orientador:

Nome Papelordem decrescente
GILSON FERNANDES DA SILVA Orientador

Banca:

Nome Papelordem decrescente
DANIEL HENRIQUE BREDA BINOTI Examinador Externo
HELIO GARCIA LEITE Examinador Externo
GILSON FERNANDES DA SILVA Orientador

Resumo: A colheita é uma atividade de grande importância em empreendimentos florestais, dada a sua elevada participação no custo final da matéria-prima. O planejamento eficiente dessa atividade é essencial por permitir a otimização das operações e a redução dos custos. O objetivo desse trabalho foi propor um modelo matemático, tomando como base o problema de roteamento de veículos, para otimizar o planejamento da atividade de colheita florestal. O modelo visou reduzir os custos totais da colheita florestal, sob restrições de controle de estoque e distância média de transporte. O planejamento foi realizado para um horizonte de 1 ano, envolvendo a colheita de 200 talhões, destinados ao abastecimento de duas fábricas, uma localizada em Telêmaco Borba e outra em Ortigueira. A modelagem proposta foi capaz de determinar a melhor sequência de corte para reduzir os custos totais da colheita florestal. Além disso, o modelo se mostrou eficaz para manter o nível do estoque dentro de limites desejáveis e para não permitir uma grande variação da distância média de transporte. A inclusão da restrição de distância média de transporte ao modelo, implicou em um aumento de 2,17% nos custos totais de colheita.

Palavras-chave: Otimização, Planejamento florestal, Agendamento da colheita florestal.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910