OTIMIZAÇÃO DE ROTAS DE TRANSPORTE DE MADEIRA PARA DUAS COMBINAÇÕES VEICULARES DE CARGA

Nome: GABRIEL MADEIRA DA SILVA GUANAES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/03/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
NILTON CESAR FIEDLER Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EDUARDO DA SILVA LOPES Examinador Externo
FLAVIO CIPRIANO DE ASSIS DO CARMO Examinador Externo
LUIZ PAULO DE SOUSA CORREIA Examinador Externo
NILTON CESAR FIEDLER Orientador

Resumo: O transporte de madeira é uma das atividades mais importantes na indústria florestal, pois permite o escoamento de produtos florestais para as áreas de processamento e mercado. Portanto, o planejamento eficiente das rotas de transporte, com vistas a redução do tempo de viagem, aumento da capacidade dos veículos e otimização das rotas, é crucial para garantir a segurança das operações, a minimização dos custos e a preservação dos recursos florestais. Desta forma, o objetivo com a presente pesquisa foi determinar as rotas
ótimas para o transporte de madeira por bitrens e tritrens, a partir da aplicação das técnicas de análise de redes. Para tal, a pesquisa foi conduzida em uma área de estudo correspondente aos limites de uma Regional de uma empresa florestal situada no estado do Paraná, Brasil. O banco de dados necessário para realizar a presente pesquisa foi composto pelo limite da área de estudo, pela malha rodoviária, pelo mapa de declividade, pelos pontos de oferta e de demanda e pelos custos de transporte. A pesquisa foi conduzida
seguindo as seguintes etapas metodológicas: 1) Preparação do banco de dados; 2) Atualização da tabela de atributos da malha viária; 3) Geração do mapa de declividade; 4) Extração dos pontos de oferta e de demanda individualizados; 5) Cruzamento das classes de declividade com a malha viária; 6) Introdução dos pesos de declividade no modelo; 7) Criação da análise de redes; e 8) Determinação da melhor composição veicular de carga
(CVC). Após a aplicação da metodologia, os resultados evidenciaram que a rota mais próxima foi a que transporta a madeira do ponto de oferta 4 até a demanda 1, em todos os cenários. Já as rotas mais distantes foram aquelas que transportam a madeira dos pontos de ofertas 5 e 6. Além disso, constatou-se que o bitrem possui um custo médio por tonelada por quilometro 20,29% menor que o tritrem, o que fez com que em todos os cenários avaliados, o custo de transporte de madeira utilizando a CVC do tipo bitrem fosse inferior
ao transporte realizado com CVC do tipo tritrem. Esses resultados permitiram concluir que a análise de redes é uma importante ferramenta para o planejamento logístico e operacional de determinação das rotas ótimas para o transporte de madeira por bitrens e tritrens. Conclui-se, ainda que, para os cenários avaliados, o bitrem apresenta menores custos de transporte o que o torna, economicamente, mais viável que o tritrem e que não é indicada
a implantação de sistemas de transporte por tritrem, nos cenários apresentados.

Palavras-Chave: Logística Florestal, Transporte florestal, Análise de redes, Roteamento de veículos

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