CARBONO E NUTRIENTES NA BIOMASSA E NO SOLO EM POVOAMENTO DE Anadenanthera peregrina (L.) Speg. var. peregrina EM DIFERENTES ESPAÇAMENTOS

Nome: ROBERT GOMES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/02/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARCOS VINICIUS WINCKLER CALDEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS ROBERTO SANQUETTA Examinador Externo
EDUARDO VINICIUS DA SILVA Examinador Externo
MARCOS VINICIUS WINCKLER CALDEIRA Orientador
RENATO MARQUES Examinador Externo

Resumo: O estudo buscou descrever mudanças nos atributos do solo e avaliar o efeito do espaçamento de plantio nos estoques de carbono e nitrogênio do solo, estoque de biomassa e nutrientes acima do solo e eficiência nutricional, em povoamentos de Anadenanthera peregrina (L.) Speg. var. peregrina. O experimento foi desenvolvido em área do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Alegre, Espírito Santo, Brasil, com uso anterior de pastagem. O povoamento foi implantado em junho de 2011. Foram alocados três blocos e avaliados três espaçamentos de plantio: 3 m x 3 m, 4 m x 4 m e 5 m x 5 m. Para a amostragem de biomassa acima do solo aos 7,5 anos, foram medidas 30 árvores, as quais foram separadas nos compartimentos fuste, casca, folhas, galhos finos e galhos grossos e assim, foram ajustados modelos para predição de biomassa. Realizou-se análise química para determinar os teores de macronutrientes (N, P, K, Ca e Mg) e carbono na biomassa, calculando também seus estoques. Aos 8,2 anos do povoamento, abriu-se nove trincheiras para a análise química e física do solo até 100 cm de profundidade. Foram calculados os estoques de C e macronutrientes. Foram estimados os coeficientes de utilização biológica e os possíveis cenários de exportação de nutrientes. Os solos dos povoamentos estudados após 8,2 anos do plantio são considerados de fertilidade média, com baixo teor de bases trocáveis e fósforo, teor médio de matéria orgânica e pH baixo. Os espaçamentos de plantio não influenciaram nos estoques de carbono orgânico e nitrogênio total do solo. O espaçamento 5 m x 5 m favoreceu a alocação de maior quantidade de biomassa individual acima do solo, a maior parte nos galhos grossos. Não houve influência no estoque de biomassa e carbono do povoamento florestal, exceto para casca. Árvores no espaçamento 5 m x 5 m estocaram mais nutrientes individualmente e menos nutrientes por hectare. A maior parte foi estocada nas folhas e nos galhos grossos. O plantio foi mais eficiente na utilização dos nutrientes em espaçamentos mais amplos. Houve indícios de limitações nutricionais para os próximos ciclos produtivos em sistemas de colheita com maior exportação de nutrientes, em especial o fósforo. Recomenda-se a utilização do espaçamento 5 m x 5 m para povoamentos de A. peregrina var. peregrina, pois os povoamentos neste espaçamento são capazes de produzir a mesma quantidade de biomassa com maior eficiência nutricional. Desta forma, há uma possibilidade de menor dispêndio de recursos na implantação do povoamento e possibilidade de uso múltiplo de sua biomassa. É recomendável a manutenção silvicultural dos níveis de fertilidade do solo bem como considerar a condução de podas e desbastes no desenvolvimento do povoamento. O crescimento e produção de povoamentos sob influência destes tratos silviculturais depende de novas investigações científicas.

Palavras-chave: Densidade de plantio; Angico-vermelho; balanço de carbono; eficiência do uso de nutrientes; Silvicultura de espécies nativas.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910