BALANÇO DA EMISSÃO DE GASES CARBÔNICOS NAS OPERAÇÕES FLORESTAIS E SEQUESTRO DE CARBONO EM FLORESTAS PLANTADAS NO ESPÍRITO SANTO

Nome: FLAVIO CIPRIANO DE ASSIS DO CARMO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 25/11/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
NILTON CESAR FIEDLER Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CHRISTIANO JORGE GOMES PINHEIRO Examinador Externo
JOSÉ LUIS PENETRA CERVEIRA LOUSADA Examinador Externo
LUCIANO JOSÉ MINETTE Examinador Interno
NILTON CESAR FIEDLER Orientador

Resumo: CARMO, Flávio Cipriano de Assis. BALANÇO DA EMISSÃO DE GASES CARBÔNICOS NAS OPERAÇÕES FLORESTAIS E SEQUESTRO DE CARBONO EM FLORESTAS PLANTADAS NO ESPÍRITO SANTO. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Florestais) – Universidade Federal do Espírito Santo, Jerônimo Monteiro-ES. Orientador: Prof. Dr. Nilton César Fiedler. Coorientadores: Prof. Dr. Christiano Jorge Gomes Pinheiro e Prof. Dr. Amaury Paulo de Souza.

Com o surgimento dos projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), várias empresas do setor florestal estão sendo estimuladas a desenvolver projetos com técnicas de produção que reduzam as emissões dos gases de efeito estufa, visando um aumento de renda, por meio da comercialização de créditos de carbono. Assim objetivou-se com esta pesquisa quantificar a concentração de gases que são emitidos durante o funcionamento das máquinas e veículos nas atividades de produção florestal visando realizar um balanço de sequestro de carbono pela floresta. Nesta pesquisa, para a quantificação de gases e opacidade, foram avaliadas 85 máquinas de motores a diesel utilizados no setor florestal, sendo responsáveis pela execução das atividades de silvicultura, colheita florestal, transporte florestal, administração, proteção, construção e manutenção de estradas. De acordo com os resultados obtidos na pesquisa, pode-se concluir que a atividade que emitiu maior quantidade de carbono para a atmosfera foi a de transporte florestal com aproximadamente 335 kgC.ha-1 (cerca de 56% da emissão total das atividades florestais), seguido da colheita florestal com 197,91 kgC.ha-1 (32,98 % do total emitido), silvicultura com 53,26 kgC.ha-1 (8,88% do total emitido), construção e manutenção de estradas com 11,18 kgC.ha-1 (1,86 % do total emitido) e a atividade de administração e proteção teve a menor emissão por hectare (2,86 kgC.ha-1 aproximadamente 0,5% do total emitido). Para o balanço de carbono, verificou-se que as florestas plantadas sequestram em torno de 42 toneladas de carbono por hectare, sendo que para seu desenvolvimento, colheita e transporte da madeira é emitido aproximadamente 600 kgC.ha-1 (1,43% do total sequestrado pela floresta). Em relação a emissão de opacidade, verificou-se que somente 4,71% das máquinas analisadas encontraram-se fora dos limites permitidos pela legislação vigente (CONAMA 418/09).

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910