MODELO DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS APLICADO AO PLANEJAMENTO DA COLHEITA FLORESTAL

Resumo: A colheita é uma atividade de grande importância em empreendimentos florestais, dada a sua elevada participação no custo final da matéria-prima. O planejamento eficiente dessa atividade é essencial por permitir a otimização das operações e a redução dos custos. O objetivo desse trabalho é propor um modelo matemático, tomando como base o problema de roteamento de veículos, para otimizar o planejamento da atividade de colheita florestal. O modelo será desenvolvido com dados de planejamento da colheita florestal de uma empresa florestal, e contemplará as diferentes situações e restrições encontradas. A fim de verificar a eficácia do modelo proposto e considerando o planejamento com diferentes objetivos, serão simulados três cenários: função objetivo minimizando os custos totais, função objetivo minimizando a distância total percorrida pelas frentes de colheita e, função objetivo minimizando os dias gastos na colheita. Para cada cenário será determinada a solução ótima pelo método exato utilizado o algoritmo branch and bound. Espera-se ao final desse trabalho obter um modelo que represente o problema da colheita da forma mais fidedigna possível. Além disso, espera-se que o modelo seja eficaz e apresente uma solução ótima para cada cenário proposto.

Data de início: 03/08/2015
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado JULYANA CRISTINA CANDIDO VIANA
Coordenador GILSON FERNANDES DA SILVA
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910