QUALIDADE DO LENHO DE ÁRVORES DE CLONE DE Eucalyptus grandis X E. urophylla SOB ESTRESSE ABIÓTICO E O IMPACTO NA PRODUÇÃO DE CELULOSE

Nome: BRUNELA POLLASTRELLI RODRIGUES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/02/2013
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GRAZIELA BAPTISTA VIDAURRE Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GRAZIELA BAPTISTA VIDAURRE Coorientador
HUMBERTO FANTUZZI NETO Suplente Externo
JOSÉ TARCÍSIO DA SILVA OLIVEIRA Orientador
JÚPITER ISRAEL MURO ABAD Examinador Externo
MARINA DONARIA CHAVES ARANTES Examinador Interno

Páginas

Resumo: RODRIGUES, Brunela Pollastrelli. Qualidade do lenho de árvores de clone de Eucalyptus grandis x E. urophylla sob estresse abiótico e o impacto na produção de celulose. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) Universidade Federal do Espírito Santo, Alegre-ES, Orientador: Prof. Dr. José Tarcísio da Silva Oliveira. Coorientadora: Profa. Dra. Graziela Baptista Vidaurre.

A grande utilização da madeira de plantações de eucalipto no Brasil é explicada por tal gênero apresentar boa adaptação e produtividade às diversas características edafoclimáticas aqui existentes, que são potencializados pelos estudos e pesquisas na área de melhoramento e manejo florestal. Apesar dos avanços nas pesquisas em melhoramento e manejo do eucalipto, ainda existem alguns riscos que não podem ser previstos no momento da implantação florestal. Estes riscos são relacionados aos fatores ambientais e ao local de crescimento, denominado estresse abiótico, que pode afetar às propriedades da madeira requerida para produzir pasta celulósica. O objetivo do presente trabalho foi estudar árvores em dois estágios de desenvolvimento (42 e 57 meses) provenientes do Sul da Bahia, que cresceram sob efeito de estresse abiótico e conhecer o efeito das condições de estresse sobre a qualidade da madeira produzida. Para os resultados referentes à qualidade da madeira, pode-se observar que o estresse influenciou negativamente nas variáveis dendrométricas, afetando diretamente no volume de madeira produzido pelas árvores. O estresse também gerou reflexos negativos nas propriedades anatômicas, químicas e nos parâmetros de polpação. Nos valores relacionados à densidade, pode-se observar que árvores não tiveram influência do estresse na densidade básica e aparente da madeira por raios-X ao nível do DAP. Entretanto, a densidade básica de cavacos das árvores aos 57 meses de idade foi menor nas árvores que cresceram sob influência do estresse.
Assim, as árvores provenientes do estresse abiótico apresentaram um crescimento reduzido, piores propriedades de madeira e polpação, sendo necessário que a mesma seja mais bem distribuída na indústria para que o processo de produção de celulose não seja prejudicado, tanto no rendimento quanto na qualidade da celulose produzida.

Palavras-chave: Madeira de eucalipto, estresse de crescimento, produção de celulose, qualidade da madeira.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910