Representantes da Fibria visitam a Ufes e reafirmam parcerias

A Ufes recebeu nesta terça-feira, 2, a visita de representantes da Empresa Fibria Celulose S. A. O objetivo foi avaliar os resultados da parceria entre as duas instituições nas áreas acadêmicas e tecnológicas e propor novos contratos.

Durante a cerimônia, o reitor da Ufes Reinaldo Cenducatte ressaltou a importância das parcerias, destacando a contribuição entre as instituições. “É de grande relevância as parcerias firmadas entre a Ufes e a Fibria. Agradecemos a confiança depositada em novos profissionais  e em nossa Universidade para desenvolver projetos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento da nossa sociedade”, enfatizou.

O reitor também demostrou aos presentes o crescimento da Universidade nos últimos anos. Atualmente, a Ufes possui 60 cursos de mestrado,12 de doutorado e 102 de graduação, com  aproximadamente 24 mil estudantes, sendo 18 mil na graduação presencial, 800 na graduação a distancia e 4.500 na pós-graduação.

Os professores Marina Arantes e Gilson da Silva do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) apresentaram também uma síntese dos resultados obtidos por meio do convênio entre Fibria e Ufes.

Já o gerente de Manejo e Recursos Naturais da Fibria Robert Sartório falou sobre o aprendizado e as principais contribuições advindas do convênio de pesquisa entre as duas instituições.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes Neyval Costa Reis Junior,  o diretor de Tecnologia e Inovação da Fibria Fernando de Lellis Bertolucci e o diretor do CCAE Dirceu Pratissoli também reforçaram a importância  e a continuidade das parcerias entre as duas instituições.

Parceria

Os convênios entre a Ufes e a Fibria iniciaram-se em 2004. Até o momento 21 subprojetos  já foram contemplados e 26 dissertações de mestrados foram elaboradas e defendidas com apoio da Fibria.

Ao longo destes 12 anos, a Fibria apoiou, por meio de concessão de bolsas de pesquisa, 59 estudantes de pós-graduação em Ciências Florestais da Ufes, contabilizando um investimento de R$ 669 mil. Em projetos de pesquisa  o valor investido foi de R$ 824 mil.

Na foto, Dirceu Pratissoli, diretor do CCAE; Neyval Costa Reis Junior,  pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes; Reinaldo Cenducatte, reitor da Ufes; Fernando de Lellis Bertolucci, diretor de Tecnologia e Inovação da Fibria; e Robert Sartório, gerente de Manejo e Recursos Naturais da Fibria.

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910